Integrantes

Samira Adel Osman (Coordenadora)

Professora Associada de História da Ásia do curso de História da UNIFESP e do Programa de Pós-Graduação em História da UNIFESP. Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Oral, atuando principalmente nos seguintes temas: Imigração Árabe; Imigração e Retorno; História Oral de Famílias, Islamismo, História do Oriente Médio, do Mundo Árabe e do Islamismo. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1041503754281830

Contato: samira.osman@unifesp.br

Adilton Luís Martins

Pós-doutorando no Departamento de História da Unifesp Guarulhos; Doutor em História pela Unicamp; Mestre em História pela Unesp de Assis; possui graduação em Filosofia e História. Atualmente, desenvolvo pesquisa a respeito do "Orientalismo" de E. Said durante o século XVIII francês. Minhas temáticas de interesse: Montesquieu, Iluminismo, Usos do Passado, Teoria da História, Metodologia e Ensino de História e Filosofia, interdisciplinaridade entre História e Filosofia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0349588021831187

Contato: adiltton@hotmail.com

Bruno Tadeu Novato Resende

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em História pelo programa de Pós-Graduação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Bacharel e Licenciado na área de História. Desenvolveu um projeto de iniciação científica na Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo. Tem interesse na área de História contemporânea, sobretudo Ásia, África e Estados Unidos, sob a perspectiva de fontes audiovisuais e impressas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0937068258533157

Contato: bruno_tnr@hotmail.com

Camila Regina de Oliveira

Mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo. Possui bacharel e licenciatura plena em História pela Universidade de São Paulo. Graduanda em Pedagogia pela Universidade São Francisco. Pesquisa sobre nacionalismo sul coreano, narrativa fílmica do cinema coreano, relações da Coreia do Sul com Estados Unidos, Japão e Coreia do Norte, ditaduras militares da Coreia do Sul, narrativa histórica e ideologias na Coreia do Sul. Membro do Laboratório de Estudos Orientais e Asiáticos (LEOA-UNIFESP)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1850307714787963

Contato: oliveiracamila.hist@gmail.com

Claudinei Lodos

Doutorando em História na Universidade Federal de São Paulo (2024). Mestrado em História pela Universidade Federal de São Paulo (2020). Graduado e licenciado em História pela Universidade Federal de São Paulo (2016). Pesquisa a questão da Palestina e os conflitos na região do Oriente Médio. Integra o grupo de pesquisa "Laboratório de Estudos Orientais e Asiáticos (LEOA), da Unifesp. Na graduação obteve o apoio da CNPq com a bolsa PIBIC, analisando o documentário estadunidense "Promises (2001)", de Goldberg. Na dissertação de mestrado, o documentário argentino "Nosotros, Ellos y Yo (2015)", de Nicolás Avruj, foi objeto da pesquisa, sendo contemplado com a bolsa CAPES. O projeto de pesquisa do curso de doutorado, intitulado "A Palestina existe: as narrativas de resistência nas obras de Elias Khoury", versa sobre a relação entre história e literatura, enfatizando a problemática do conflito entre Israel e Palestina pelo viés árabe-palestino. Exerce a docência na rede pública e privada.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4498029027097298

Contato: ney_lodos@hotmail.com

Débora Pinese Frias

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em História (UNIFESP), com graduação em História concluída pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos. Entre 2022 e 2023, foi editora-chefe da Revista Hydra, do Programa de Pós-Graduação em História na Unifesp. Foi monitora da Unidade Curricular de História da Ásia, ministrada pela Profa. Dra. Samira Adel Osman, do ano de 2018 até o último semestre de 2020. Tem interesse em estudos concernentes a História da Ásia, Palestina e Síria. Foi membro da comissão organizadora e idealizadora da I Jornada Afroasiática de História (UNIFESP), ocorrida no segundo semestre de 2020 e da II Jornada Afroasiática: Tributo a Franz Fanon (1925-1961) e a Edward Said (1935-2003), evento financiado pelo Edital n11/2023 PAEP/CAPES.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8887677735971805

Contato: dpfrias@unifesp.br

Denisse Sandovetti Policarpo Silva

Graduada em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Cursa segunda licenciatura em Geografia pela Estácio. Tem experiência na área de licenciatura em História e Geografia, com ênfase em História.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8396742312188730

Contato: de.sandovetti@outlook.com

Gustavo Gonzaga Abdala

Possuo graduação em História (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2019) e mestrando em História (EFLCH - UNIFESP). Sou membro do Grupo de Pesquisa LEOA (UNIFESP) e INANA (PUC-SP). Em 2019, fui ganhador do prêmio de Melhor Iniciação Científica em História (PUC-SP). Tenho experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente no campo da História da Ásia e na História das Ideias com ênfase em nos seguintes tópicos: modernidade, imaginário, imperialismo, orientalismo e pan-islamismo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9932099243166898

Contato: gugaabdala@hotmail.com

Jorge Lúzio Matos Silva

Professor Adjunto do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB / Campus dos Malês. Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC-SP, mestrado em História pela mesma instituição e estágio doutoral na Universidade de Évora - Portugal (Bolsista CAPES Sanduíche). Com pós-graduação em Arte e Cultura Barroca (Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP / MG), atua na Formação de Professores e no Ensino de História. No campo da Cultura, realizou trabalhos em curadoria, consultoria artística, e atividades de pesquisa e ensino em acervos de Cultura Material, Patrimônio e Museologia. Em sua produção bibliográfica destacam-se estudos sobre os marfins africanos e iconografias de Arte Colonial no Império Português, Cultura e Identidade na Índia portuguesa através da Tradição Devadasi, e Ensino de História em perspectivas decoloniais. Com formação em Teatro-Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC / Ilhéus-BA) e Dança Clássica Indiana - estilo Odissi / DRT-SP, atuou em performances e práticas educativas, como pesquisador-intérprete no tema das bailadeiras, cuja pesquisa, com abordagens nos estudos étnico-raciais, constitui trabalho de pós-doutorado em História da Ásia, em andamento na Universidade Federal de São Paulo. É um dos organizadores do dossiê: Os estudos de Ásia e do Oriente no Brasil - objetos, problemáticas e desafios (40 anos do Orientalismo - Edward Said) - Revista Faces da História (UNESP). Membro do Laboratório de Interlocuções com a Ásia / LIA-FFLCH USP / CNPq, do Laboratório de Estudos Orientais e Asiáticos LEOA / UNIFESP CNPq e do Projeto Religiões e trajetórias das experiências missionárias em África: arquivos, acervos e pesquisas / UNIFESP CNPq, no qual realiza projeto de pesquisa sobre metodologias de ensino em escolas missionárias de Moçambique.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7877403841820609

Contato: jorgeluzio@hotmail.com

Leonardo da Mata

Mestrando em História na UNIFESP (2020 - 2023), Licenciado em História pela Faculdade Sumaré (2016) Membro do Núcleo de Estudos LEOA (Laboratório de Estudos Orientais e Asiáticos), desde 2020. Área de estudos: História Cultural, Islamismo, Orientalismo, Literatura Islâmica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6586434306855151

Contato: leonardo.mata@unifesp.br

Leticia Gabriela Silveiro

Mestranda em História, atualmente atuando como pesquisadora da CAPES. Possuo uma formação sólida em História, com especialização em andamento na linha de pesquisa Narrativas, deslocamentos e conexões.Minha trajetória acadêmica e profissional tem sido marcada por um forte compromisso com a excelência na pesquisa e no ensino. Ao longo dos anos, tenho dedicado meus esforços ao estudo de História contemporânea e História da Ásia, buscando contribuir de maneira significativa para o avanço do conhecimento nesse campo. Minha experiência inclui participação em projetos de pesquisa de relevância nacional e internacional, colaborações com outros pesquisadores e instituições. Estou constantemente em busca de novos desafios e oportunidades para ampliar meu conhecimento e impacto na comunidade acadêmica e científica. Meu objetivo é continuar contribuindo para a produção de conhecimento de alta qualidade e formação de profissionais capacitados e engajados.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3533038960839112

Contato: leka.silverio@hotmail.com

Maria Carolina Nascimento de Matos

Maria Carolina Nascimento de Matos é graduada em História pela Universidade de São Paulo (2020) e mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo (2024). Se interessa por temáticas ligadas a História Contemporânea, com ênfase em História da Rússia e União Soviética.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0060210173624497

Contato: carol_5024@hotmail.com

Marcelo de Jesus Amaral Spíndola

Doutorando em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Licenciado em História pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Na docência, possui experiência nas disciplinas de História, História da Arte e Metodologia da Pesquisa Científica. Entre seus interesses de pesquisa, destacam-se: História Contemporânea; História do Japão; História da Ásia; Historia do Cinema; História da Fotografia; História das Exposições.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1625843616212456

Contato: marinaspindolahistoria@gmail.com

Marina Garcia Ferreira

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EFLCH) e bolsista CAPES. Bacharel em História pela mesma instituição. Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica sobre o processo de descoberta e tradução da obra Kitab al'Ibar de Ibn Khaldun no contexto Orientalismo francês no século XIX com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi também monitora voluntária do Centro de Memória e Pesquisa Histórica (CMPH), e das disciplinas de História da Ásia e História do Império Árabe Islâmico na Unifesp. Foi também monitora PAD (Programa de Aperfeiçoamento Didático) nas mesmas disciplinas. Participa do grupo de estudos Laboratório de Estudos Orientais e Asiáticos (LEOA).Tem interesse nas áreas de História do Livro e da Leitura, História do Oriente Médio, História da África, História da França Contemporânea e Orientalismo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1013231757870375

Contato: mgferreira@unifesp.br

Paula Carolina de Andrade Carvalho

Pós-doutoranda em História da Unifesp. Doutora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fez mestrado em História pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP). Possui bacharelado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Tem interesse nas áreas de História da Ásia, Estudos Islâmicos, Estudos Pós-Coloniais, Imperialismo e Colonialismo do Século XIX, Teoria da História e História Cultural. Também possui graduação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo (ECA-USP). Autora e organizadora de "Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt" (Fósforo, 2022)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3864547701890253

Contato: pandorapcc@gmail.com

Nina Ingrid Caputo Paschoal

Nina Ingrid Caputo Paschoal é doutoranda em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo. Mestra (2019), bacharel e licenciada em História pela PUC-SP (2015),e técnica em Museologia pela ETEC Pq. da Juventude (2012). Laureada pela Getty Foundation (EUA) e UNIFESP em 2023 com viagem de estudos para a Itália no contexto do projeto de pesquisa Art and Power: Decolonizing Art History, hospedado pela Biblioteca Hertziana (Itália-Alemanha). Atualmente, é professora de História na Prefeitura de Praia Grande. Atuou por 10 anos como arte-educadora em instituições museológicas, culturais e exposições. Concentra suas pesquisas nas áreas de História contemporânea e é especialista na temática do Orientalismo, especialmente em linguagens artísticas. Faz parte dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Laboratório de Estudos Orientais e Afroasiáticos (LEOA - Unifesp); História da Arte, Arquitetura e Patrimônio no Brasil e nas Américas (HARPA - Unifesp).É, ainda, fundadora e pesquisadora do Hunna Coletivo: Historiadoras que Dançam, grupo criado para divulgação científica de História da dança oriental.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8292711458262401

Contato: nina_paschoal@hotmail.com