Sobre
O Laboratório de Estudos Orientais e Asiáticos (LEOA) é um grupo de pesquisa em História criado em 2016 por iniciativa da Profa. Dra. Samira Adel Osman, do departamento de História da EFLCH, Universidade Federal de São Paulo.
Os estudos do grupo inserem-se nos temas de História da Ásia, que por sua vez inserem-se na polêmica questão da bipartição do mundo em Oriente e Ocidente, na qual, que por uma longa tradição historiográfica, tem-se considerado a Ásia como Oriente e a Europa como Ocidente. Esta oposição tem se dado não apenas como espaços geográficos distintos mas sobretudo como espaços mentais paradoxais e em oposição. Deve-se levar em conta ainda que o critério geográfico é uma convenção, portanto arbitrária, e que reflete muitas vezes interesses geopolíticos de cunho imperialista e colonizatório. Assim, falar de Ásia é falar de três orientes: o Próximo Oriente, o Oriente Médio e o Extremo Oriente, cujas denominações também se estabeleceram a partir de critérios de distanciamentos geográficos da Europa em relação à Ásia. A partir do estabelecimento destas premissas, o grupo de estudos têm como objetivo central discutir sobre a formação das sociedades orientais e asiáticas em suas mais amplas abordagens, incluindo suas diversidades culturais e espaciais.
Além da organização de eventos que põem em pauta temas fundamentais dentro do recorte asiático, o grupo também se reúne semestralmente para discussões acadêmicas de assuntos dentro da linha temática de pesquisa.
O grupo é credenciado dentro Diretório de Grupo Pesquisa CNPq: